terça-feira, 6 de maio de 2014

como drenar seu dragão uma historia



Imagem Postada
Olá, pessoal. Vim apresentar uma das minhas séries favoritas. Muitos devem conhecer o “Como treinar o seu dragão” por causa do filme da DreamWorks. Mas, poucos sabem que ele se originou de uma série de livros que foi lançado bem antes do filme pela Cressida Cowell.  Os livros da série terão 12 livros no total. Sendo que existem mais 2 que são extras.  Eu mesmo conheci o filme primeiro e depois conheci os livros. Já que na época eu estava querendo ter o costume de ler. Mas, não me identificava com alguns livros que eu encontrava. E eis que me apareceu essa série. E na história tem tudo o quê me agrada.

Depois de ler até o nono livro, fiquei impressionado como era diferente da história do filme. E fiquei desapontado por conta de poucas pessoas conhecerem o livro em comparação ao filme. Então, criei esse tópico com o intuito de mostrar algumas diferenças do livro e do filme. Para quem sabe você não dê uma chance ao Soluço e sua turma. Com o sucesso do filme, ele acabou se tornando uma trilogia e o segundo filme (Como treinar o seu dragão 2) estreia dia 18 de Junho esse ano no Brasil. O terceiro e último tem previsão de ser lançado em 2016. A série ganhou duas temporadas. Sendo a primeira (Dragões: Pilotos de Berk) já exibida no Cartoon Network e a segunda (Dragões: Defensores de Berk) estreia em Fevereiro no mesmo canal. E, pelo que eu vi no Wikia já tem uma terceira temporada intitulada originalmente como Dragons: Dragon Masters. Ainda não se tem data e informações sobre o mesmo. Eu estou no episódio 5 da primeira temporada. E pretendo acompanhar ambas as versões. Agora chega de informações e vamos para o quê interessa! O/

Imagem Postada
(Perna de Peixe e Soluço no teste de iniciação viking.
Desenho por Thetruffulacupcake)
História: 
Em ambas as versões a história se passa na ilha de Berk.  Uma ilha habitada de vikings da tribo Hooligans Cabeludos.  Porém, no filme os dragões eram inimigos dos vikings. Enquanto no livro, eles já eram treinados a vários séculos! O protagonista da história é Soluço Spantosicus Strondus III. Filho do dono tribo, Stoico o imenso.  No filme, Soluço acaba encontrando um dragão nunca visto antes: O Fúria da noite. Onde nenhum viking encontrou pistas de como ele é. E, ele tenta esconder isso de todas as pessoas da tribo. Por causa da rivalidade que existe entre vikings e dragões. Incluindo seu pai e amigos. Para que ele não tenha problemas. Fazendo com que Soluço aprenda a conviver com os outros dragões através dele. Havendo uma amizade inédita entre um viking e um dragão. No livro, a história é bem diferente.

Soluço acaba de entrar na pré-adolescência e tem que passar por um teste de iniciação viking. Sua missão assim como os demais membros que estão fazendo o teste é capturar e treinar um dragão. Caso você não volte com um dragão para a vila, você é exilado da tribo. E o local do exame é no Rochedo do Dragão Selvagem. Para resumir um pouco do quê acontece no exame, Soluço acaba encontrando o Banguela nesse local. Um dragão que também nunca havia sido visto antes. Porém, esse dragão era o menor que ele já tinha visto em toda a sua vida! Até mesmo menor que o Dragão comum/de Jardim. O mais conhecido de todos.

Personagens:
Uma das coisas que mais sofreram modificação do livro para o filme foram os personagens. Novos foram criados, outros foram esquecidos e também houveram aqueles que foram mudados. Não sobrou um que ficou intacto. E irei citar alguns para vocês perceberem a diferença:

- Soluço

Imagem Postada
Soluço sofreu muitas modificações com o filme. No livro ele é ruivo. No filme ele é castanho. Sua história também teve modificação. Se por um lado, Soluço estava querendo fazer com que os dragões e os vikings unissem pela primeira vez, por outro ele estava querendo treiná-los de uma maneira diferente. Tanto é que no livro, ele tem um livro com várias anotações sobre dragões. Conseguiu fazer isso graças a sua observação. Só que ele é ignorado na tribo por conta disso. Já que os vikings do livro acreditam que eles só podem ser treinados na base do grito. Quanto mais alto, melhor. E ele usa suas anotações de maneiras diferentes para domesticá-los. Ele até aprende a falar a língua dos dragões: O Dragonês. Infelizmente, os seus antepassados nem são citados no filme. E quem leu os livros, sabe o quanto eles foram importantes para o desenvolvimento dos dragões e da história. Fazendo com que uma parte impactante da trama fosse deixada de lado.

- Banguela
Imagem Postada
Se o protagonista também teve uma grande mudança, seu parceiro também não seria diferente. Apesar de cada espécie ser rara as duas tem diferenças. O banguela do livro é minúsculo e verde. O do filme é gigante e preto. No livro, podemos saber como é o comportamento de banguela. Por conta de Soluço saber falar com os dragões. Demonstrando ser um dragão bem tagarela e egoísta na maioria das vezes. Porém, quando o seu dono está em perigo, se presta ágil em poder ajuda-lo e pronto para defendê-lo com garras e dentes (literalmente!). O do filme se demostra bem mais dócil do que o seu antecessor. Outra diferença é que o banguela do filme é o dragão de montaria de Soluço. Enquanto o do livro é apenas de caça. O nome no livro realmente faz bem mais sentido. Por conta dele não ter dente nenhum. A raça de Banguela no filme é o Furia da Noite. Enquanto o outro Banguela, ele se auto denomina um “Devaneio Banguela”.

- Astrid (Ué? Não era Camicazi?)
Imagem Postada
Mesmo que as duas garotas sejam loiras, a única coisa que elas tem em comum é apenas isso. Camicazi é uma garota jovem que é da tribo “Ladras do Pântano”. E é filha da líder. Que se chama Bertha, a peituda (sim. Esse é o nome de um dos personagens. Assim como na série é repleto de nomes cômicos. Como também Barrigão caído de cerveja. O pai de melequento que irei citá-lo em breve).A garota é ágil e “manja” na arte de roubar as coisas. Sendo apresentada na história no terceiro livro. Enquanto Astrid, já aparece logo de cara nos primeiros minutos do filme. Tendo uma queda pelo Soluço. Camicazi pelo que eu me lembre não demonstra tanto esse sentimento de paixão pelo garoto. Demonstra mais o sentimento de cumplicidade e também um pouco de desafio. Afirmando que as garotas são melhores que os garotos em qualquer coisa. O dragão de Camicazi é um dragão temperamental. Que muda de cor de acordo com o seu humor. Fazendo com quê você possa saber se ela está mentindo ou não. O nome dela é Mosca da Tempestade. Enquanto o de Astrid é só tempestade. E é da raça Nadder.

- Perna de Peixe
Imagem Postada
A diferença desse aqui é bem visível.  Perna de peixe da esquerda usa óculos, tem o cabelo enrolado, nem é loiro, MAGRO e tem problema de respiração. Enquanto o da direita é quase o oposto dele. Apesar de ambos serem inteligentes, Perna de Peixe do livro tem um humor mais sarcástico. Se tornando um dos personagens mais engraçados da série. Outra coisa em comum é que ambos são medrosos. Porém, o do livro tem um grande poder escondido e um passado misterioso... (você não acha que eu vou contar, né? Leia e descubra!). Uma das coisas que eu fiquei mais chateado é que o Perna de Peixe do filme não foi bem elaborado. Parece que ele é “só mais um” da tribo. Enquanto o do livro, dá pra se perceber o laço de amizade que ele tem com o soluço desde o começo. E que consegue se fortalecer cada vez mais. Algo muito bacana de se observar. O dragão que ele está segurando a esquerda é a Vaca Aterrorizante. Nome dado a ele por conta do dragão ter algumas manchas que lembra a de uma vaca. E aterrorizante porque precisava de alguma coisa que causasse medo no nome. Então, juntou-se as duas coisas. É um dragão comum. E a única dragoa que é vegetariana na série. Enquanto o do filme, é uma gronkel chamado Batatão.

-Malvado Melequento
Imagem Postada
Olha só. Acho que achamos algum personagem que não teve tanta modificação. Só que como é de praxe, há diferença nele. Malvado Melequento é o primo de Soluço. Sendo ele o sucessor da tribo, caso Soluço não existisse. Na série, Melequento sempre insulta-o dizendo o quanto ele é inútil e como ele é mais apropriado ao cargo de chefe da tribo. Enquanto no filme, Melequento parece não ligar muito para o ser ou não o líder. No livro, ele tem um “comparsa” que sempre segue sua ordens chamado Bafoca de Maluquício (eita nome doido). Seu dragão é da raça Pesadelo Monstruoso. No livro, uma fêmea chamada Lagarta de fogo. E no filme, um macho chamado Dente de Anzol.

- Alvin o Traiçoeiro
Imagem Postada
Se até os heróis mudaram, os vilões não ficariam de fora. Tudo bem que o Alvin não aparece em nenhum momento no primeiro livro e nem no primeiro filme. Mas, sendo o vilão principal achei importante incluí-lo na lista. Alvin aparece no segundo livro e no sexto episódio na série de TV. Ele faz parte da tribo de exilados. Que são pessoas consideradas párias (traidoras). No livro eu posso afirmar com toda a certeza que tem muita reviravolta envolvendo esse cara. Na série de TV, eu ainda não o vi. Mas, vamos ver se ele tem o mesmo potencial (o quê eu acredito que não vai ser a mesma coisa). Enquanto sua entrada na série acontece em uma invasão em Berk querendo vingança, no livro ele é encontrado em um caixão ao mar pelos vikings.

-Cabeça quente Júnior (Cabeça quente e Cabeça dura?)
Imagem Postada
Eu poderia simplesmente terminar a lista com apenas esses que foram citados. Mesmo sabendo que a lista iria ficar imensa se eu fosse comentar mais. Porém, a "zuera" foi tão bizarra com esse aqui que eu não pude resistir em citá-lo. Cabeça quente Júnior é um dos integrantes da tribo dos hooligans. E que inclusive participou do treinamento e de outros eventos da série. Mesmo ele não sendo necessário para o progresso da história. Porém, no filme ele acaba virando dois! E um casal de gêmeos! A menina se chama cabeça quente e o menino se chama cabeça dura. Ou seja, ainda teve os nomes trocados. Eita confusão. Seu dragão no filme é um dragão de duas cabeças da raça Ziperarrepiante. Uma cabeça se chama bafo e a outra arroto.

Curiosidades do livro: 
-No livro, o nome em questão para a série se deve a um livro chamado “Como treinar o seu dragão”. Onde a única página que se tem para treinar os dragões é “Grite com eles! Quanto mais alto melhor”. Mas, Soluço acredita que essa não é a maneira correta de treiná-los.

-Existe a língua dos dragões: O dragonês. E toda vez que um dragão fala, a fonte da letra muda. Para ficar a impressão que realmente estamos falando com eles na língua deles. Enquanto no filme, nenhum dragão fala.

-Existe uma variedade de tribos no livro (Cabeças-ocas, Lava loucos, Ladras do pântano, Bersekers, Histéricos e Romanos). Enquanto no filme, apenas citaram a tribo dos Hooligans cabeludos e dos exilados.

-Enquanto na série de TV Soluço usa Banguela para ser seu dragão de montaria, no livro ele tem um outro dragão para isso chamado Caminhante do vento. Isso acontece com outros vikings também.

-Mesmo que no filme só exista batalha entre dragões, no livro existe batalha entre vikings. Eles lutam entre si usando técnicas de esgrima.

-É repleto de referência a cultura dos vikings. Citando como por exemplo os deuses da mitologia nórdica (Odin, Thor, etc) e a embarcação dos vikings (Dracar). Sempre que tem algo referente a época em que eles vivem, geralmente tem um rodapé na página.

-O meio de transporte mais usado são os barcos. Ao contrário do filme que sempre observamos os vikings usando os dragões. Já que os Hooligans estão sempre viajando pelo Arquipélago Barbárico.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo post.
    Estou lendo a série de livros e, claro, não pude deixar de notar as diferenças gritantes entre as obras e os filmes, embora eu goste muito de ambos.
    Adorei as comparações entre as ilustrações e a caracterização dos personagens na animação.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom esse post, me ajudou bastante! Estou fazendo um trabalho sobre o livro e o filme , muito bom mesmo !

    ResponderExcluir
  3. Fantástico seu post, a comparação e explicação das diferenças está perfeita. Estava com dúvida em relação a Camicazi e a Astrid e você me esclareceu (estava desconfiada das duas). Muito obrigada.

    ResponderExcluir